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Açaí: fonte de energia e menos calorias do que você imagina

Em todo o Brasil, a fruta original do Pará virou moda: tigela de açaí, suco de açaí, vitamina, geleia, cachaça, a fruta batida com banana, laranja, seja a combinação que for. Essa delícia tupiniquim está literalmente na boca do povo e só traz benefícios. Perfeita para o verão — doce, saborosa e servida sempre bem gelada —, é uma bela opção de café da manhã, lanche ou até mesmo jantar.

Mas, se engana, quem pensa que o fruto é uma bomba calórica: ao contrário da fama de “gordo”, o açaí tem 247 calorias para cada 100g. As porções comuns servidas na tigela tem, em média, 200g, o que resulta em 500 calorias, ou seja, uma refeição normal, para a dieta alimentar de um adulto, que come cerca de duas mil calorias por dia.

O que normalmente complica a situação do pequeno e suculento fruto são os acompanhamentos, como granola, xarope de guaraná e banana. Para quem está de dieta, opte apenas pelo próprio açaí, que já é saboroso por si só. O suco, por sua vez, permite as mais variadas misturas, sendo a opção batida com laranja uma opção bem nutritiva. Combinada com a vitamina C da laranja, o açaí, rico em proteínas, fibras e vitaminas, é nutritivo e substancioso, o que garante uma duradoura sensação de saciedade. Apresenta também, é claro, mais gordura do que a maioria das frutas, mas são benéficas e auxiliam na redução do colesterol comumente chamado “ruim”.

Além de saudável e menos calórico do que se imagina, o açaí é bom para combater os radicais livres e proteger contra as doenças do coração. A antocianina, pigmento escuro da fruta, é responsável por esse benefício. A fruta também ajuda a reduzir substâncias inflamatórias ligadas a doenças do coração, à artrite e à obesidade. Portanto, está esperando o quê? Ao passear em Jurerê Internacional, faça aquela parada para um lanche renovador e experimente o incomparável sabor do açaí. É de dar água na boca!

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